Antes de começarmos, quero sublinhar que esta receita de crudité faz parte do Ebook de “brunch e bebidas” do programa Holística. Se não sabes o que é o Holística espreita aqui.
A segunda coisa que quero dizer é que na verdade isto não é bem uma receita, é mais uma formula para fazerem em casa um crudité maravilhoso para este verão. Um crudité que vai bem com tudo e para todas as ocasiões.
Talvez faça sentido começar por definir o que é um crudité. Um crudité é tão somente um conjunto de vegetais crus, que vem acompanhado com dips ou molhos.
Para mim, pessoalmente, um crudité é tudo de bom. Fácil de fazer, muito rápido, equilibrado e com dezenas de combinações diferentes.
De acordo com o que está nas imagens temos:
- 1 chávena de hummus (existem centenas de receitas de hummus por aí, mas se quiserem simplificar basta juntar uma lata de grão, 1 dente de alho, um fio de azeite, sal, pimenta e ¼ chávena de água no processador e já está, se for necessário acrescentem mais água)
- ½ chávena de aipo cortado às tiras
- ½ chávena de cenoura cortada às tiras
- (ou pepino, pimento)
- Frutos secos a gosto
- Fruta a gosto
- Crackers ou pão
- Azeitonas
Visualmente imagina como queres que fique o resultado do teu crudité montado.
- Faz um desenho, distribui a fruta, os vegetais, os frutos secos e as crackers pela tábua.
- Corta os vegetais e a fruta e cria a tua base.
Neste caso a base da nossa tábua é o hummus, as azeitonas e os tremoços, o restante foi construído a partir daí.
Outras sugestões para o crudité
- Pepino, pimento, tomate cereja, espargos, maçã,
- Queijo
- Paté de azeitonas
- Uvas
- Chips de batata doce
Como viram isto é mesmo muito fácil de fazer. Espero que usem e abusem deste petisco durante o verão porque vale muito a pena.