risotto de abóbora assada cremoso, passo a passo

Em primeiro lugar, quando penso nesta receita, fico triste por não ter mais fotos para vos mostrar, este risotto é tão absolutamente delicioso que é difícil descrevê-lo por palavras.
O meu primeiro prato principal por aqui tinha obrigatoriamente de ser risotto, gosto tanto, e especialmente desde que deixei o glúten tenho explorado esta especialidade, é fácil de fazer, aconchegante e barato.
 

Mas primeiro, algumas dicas de como cozinhar risotto

É importante perceber que risotto não é um prato em si mas sim um método de confeccionar o arroz. Podem usar arroz arborio, carnaroli ou vialone nano, ainda que o mais comum e fácil de encontrar seja o arborio. Estes tipos de arroz que enumerei são perfeitos para criar a textura cremosa típica de um prato de risotto.
Antes de começar a cozinhar opte por um tacho largo para evitar que o arroz queime e para que a cozedura do arroz seja feita de uma forma uniforme. Não lave o arroz antes de cozinhar pois irá retirar a goma protectora que lhe confere a textura cremosa.
Líquido: o líquido é a base deste cozinhado, pode usar água ou caldo, de legumes ou carne, dependendo dos ingredientes com que irá complementar o seu arroz. O caldo deve ter um sabor ligeiro e a cor deve ser neutra, para que não afecte o sabor original e a cor do seu prato. Ferva o caldo num tacho à parte.
[penci_recipe]
É assim que a abóbora deve ficar
pumpkin
Para que o risotto não perca a sua textura cremosa deve ser servido assim que estiver pronto.
P1160453 (1)